Evento idealizado pela SoluCX em parceria com Gouvêa Experience irá avaliar mais de 440 marcas e reconhecer as empresas com o melhor NPS do mercado em 20 categorias de varejo.

São Paulo – O Experience Awards 2023, premiação realizada pela SoluCX em parceria com Gouvêa Experience já tem data para acontecer: 21 de setembro. A premiação, que reconhece as empresas que oferecem a melhor experiência para seus clientes no setor de varejo, acontece pelo segundo ano consecutivo no palco do maior evento de varejo e consumo B2B da América Latina: o Latam Retail Show.


A premiação, que antes tinha o nome de NPS Awards, já está em seu terceiro ano e já certificou mais de 430 empresas referência em experiência dos clientes em seus segmentos de atuação. Entre as certificadas estavam grandes nomes do mercado como Amazon, Magalu, Mercado Livre, Outback, O Boticário, Shopee, Assaí, entre outras.


Em 2023, 440 marcas foram avaliadas pelos consumidores em 20 categorias de varejo, como marketplaces, restaurantes, fastfoods, franquias, atacados e atacarejos, entre outras. Consulte a lista de todas as categorias da premiação no site oficial.


A metodologia utilizada na premiação é o NPS (Net Promoter Score), a métrica de satisfação do cliente mais popular do mercado. Por meio de um painel com mais de 700 mil consumidores cadastrados, que avaliam as marcas e deixam a sua percepção sobre elas, tornando a premiação 100% voz dos clientes. Conheça mais sobre a metodologia no site oficial da premiação.


Durante todo o ano, serão mais de um milhão de consumidores ouvidos, que podem opinar sobre as marcas que eles mais recomendam, são os considerados “promotores”, mas também aquelas que eles não recomendam, classificados como “detratores” da marca.


Após a consolidação das opiniões, é estabelecida uma média de NPS em cada categoria. As marcas que atingirem o NPS de percepção acima da média da categoria, serão reconhecidas com a “Certificação Experience” e o selo “O Cliente Recomenda”, que mostra ao mercado o poder de recomendação da marca pelos próprios clientes.


“O selo de reconhecimento é uma forma de valorizar as marcas que estão se destacando na era das experiências e mostrar para mercado e consumidores, quais empresas estão realmente preocupadas em oferecer jornadas de excelência para seus clientes”, aponta Tiago Serrano, CEO da SoluCX.

Edições do Experience Awards

Para facilitar o reconhecimento das empresas e aumentar o poder de penetração do evento, o Experience Awards 2023 será dividido em 6 edições, cada uma voltada para um grupo de setores específico.


Na primeira edição do ano, o Experience Awards Utilities, foram reconhecidas as marcas referência em experiência do cliente nos setores de Energia, Água e Saneamento, Gás de Botijão e Gás Encanado. O evento é fruto da parceria entre SoluCX e Houer, e aconteceu no dia 24 de agosto, no palco do XII Congresso Consad de Gestão Pública, em Brasília. Confira como foi a premiação aqui.


Depois, no dia 20 de setembro, em parceria com a Automotive Business, serão reconhecidas as marcas com melhor NPS no setor automotivo, com a edição Mobilidade. A cerimônia acontece no palco da ABX 2023.


Em seguida será a vez de premiar 20 categorias do setor varejista, com o Experience Awards Varejo. Pelo segundo ano consecutivo, a parceria entre Gouvêa Experience e SoluCX irá levar a premiação para o palco do evento mais relevante de varejo e consumo da América Látina, o Latam Retail Show, no dia 21 de setembro.


Por fim, em novembro, as demais categorias do mercado serão premiadas em dois dias de evento no Inovabra, dias 8 e 9. Entre os setores que serão premiados estão: serviços financeiros, saúde, seguros, turismo, educação, indústria e telecom.


Além das 5 edições nacionais, em 2023 também acontecerá a primeira edição do Experience Awards Regional, na cidade de São José dos Campos. Nessa modalidade, serão reconhecidas com a “Certificação Experience” as empresas que se destacarem por terem o NPS acima da média em seus segmentos na região onde atuam.


Consulte todas as informações sobre a premiação, categorias, empresas indicadas, vencedores anteriores e metodologia no site oficial da premiação.

Sobre a SoluCX

A SoluCX é a parceira das empresas vencedoras na era das experiências, dando voz a
mais de 40 milhões de clientes anualmente. Por meio de um ecossistema completo de
soluções em Customer Experience, oferece educação, consultoria e tecnologia para gerar
insights e ouvir clientes e colaboradores, além de reconhecer profissionais e empresas que
se destacam na era da centralidade no cliente