Com gestão da Francal Feiras, Latam Retail Show ganha espaço de exposições dedicado a marcas próprias e extensa programação de palestras gratuitas

Expectativa é receber 10 mil visitantes no Expo Center Norte entre os dias 19 e 21 de setembro

São Paulo, 29 de agosto de 2023 – De 19 a 21 de setembro, o Expo Center Norte, em São Paulo, recebe o maior evento B2B de varejo e consumo da América Latina: o Latam Retail Show 2023: Congress & Expo, que, nesta 8ª edição, traz novidades e espera receber um público de mais de 10 mil visitantes. A aposta dos realizadores – Gouvêa Experience e Francal Feiras – é aumentar a visitação do público ao agregar ao palco principal do Congresso uma área de exposições com 70 marcas e uma programação de palestras gratuitas em 3 arenas simultâneas reunindo cases da Panvel, Raia/Drogasil, Santander, Cobasi, Petz, e representantes da Telhanorte Tumelero, Leroy Merlin, McDonald´s, Burger King, Food to Save e Lojas Renner, além de consultorias como Amicci.

Uma das novidades desta 8ª edição é a ampliação da área de exposições, que terá 14000m2 e irá reunir fornecedores de serviços para o varejo e soluções de tecnologia, mobiliário, embalagens e outros, além de fornecedores de marcas próprias para o varejo farmacêutico, de alimentos, beleza e segmento Pet, reunidos no PL Connection.

Private Label – A primeira edição do PL Connection traz a expertise da Amicci para dentro do Latam Retail Show, destacando o private label como estratégia para atrair e fidelizar consumidores. A agenda, que ainda não está fechada, já conta com diversas palestras gratuitas com especialistas.

No dia 19, na Arena 3, às 14h o PL Connection abre com a Kantar apresentando o estudo: “Comportamento do Consumidor e Oportunidades para Marcas Próprias”. Já Paulo Drago, CEO do Lopes Supermercados, participa do Painel CEOs e Wilhelm Alexander Kauth, partner da WK Retail Consulting, traz uma reflexão sobre as diferenças da Marca Própria entre Europa e Brasil. Na sequência, varejistas do país revelam os segredos para o sucesso das Marcas Próprias. Renata Mascarenhas, diretora de marcas próprias da Raia | Drogasil, apresenta o Case Needs e as farmácias ganham destaque na voz de Rafaella Weber, Coordenadora de Marcas Exclusivas do Grupo Panvel.

O evento continua no dia 20, com a presença de Gui Serrano, AVP, Corporate Development da CVS Health para discorrer sobre o case CVS Health, apresentação de estudo inédito Santander & Amicci Avaliando o potencial de Private Label no Brasil em 2023, com Ruben Couto, Head do Setor de Varejo do Santander. A “Tecnologia na gestão de Marcas Próprias: Novo Marketplace promete revolucionar o mercado Varejista e Industrial” será apresentada por Juliemar Berri, da Amicci. A área de varejo Pet ganha destaque com o case da Petz e um painel de Oportunidades para Marcas Próprias em novos mercados, apresentado pela Cobasi, Petz e Petland. O dia também conta com a participação de Ricardo Dias, fundador da Adventures, que traz todo o conhecimento sobre influenciadores que investem em private label. O PL Connection encerra com a palestra de Renata Minami, Diretora Executiva da Sumirê, sobre “A invasão das Marcas Próprias em Beleza”.

ESG no Varejo e Consumo – Também no dia 19 de setembro, o Instituto para Desenvolvimento no Varejo (IDV) apresenta a 3ª edição do Fórum IDV Desenvolvendo o ESG no Varejo e Consumo na Arena1. Um dos destaques é a 2ª edição da pesquisa “O impacto do ESG nas Decisões dos Consumidores”, realizada pelo IDV em parceria com a Mosaiclab. Após a abertura do Fórum por Jorge Gonçalves Filho, presidente do IDV e Diretor de Expansão e Novos Negócios da Telhanorte Tumelero, e introdução de Hugo Bethlem, Conselheiro do IDV e Presidente do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, a tarde segue com apresentações sobre os aspectos de Governança, Social e Ambiental no varejo com a presença de painelistas das empresas Home Center Ferreira Costa, Grupo Amigão, Molécoola Fidelidade Ambiental, Leroy Merlin, Arcos Dorados, RD – RaiaDrogasil, Lojas Renner, Telhanorte Tumelero e Instituto Capitalismo Consciente Brasil. 

Foodservice – Nos dias 19 e 20 de setembro, na Arena 2, empresários, startups e empreendedores vão debater as melhores práticas do mercado, compartilhar conhecimento e fazer networking no Foodbiz Summit: Tech Revolution!, promovido pelo IFB – Instituto Foodservice Brasil. No dia 19, a partir das 14h, os visitantes poderão entender melhor o conceito de Foodservice 4.0. Já o Business Director da Nestlé Professional, Rodrigo Maingue, tratará do IFB Bite Tendências. A visão de um futuro sustentável na área de alimentos será trazida pelo fundador da Food To Save, Lucas Infante. A tarde de conhecimento da FoodBiz segue com as palestras “Canais de Vendas O2O”, “Conquistando Fãs: O Marketing da Obsessão” e “Gestão da Inovação”.

Strip Malls – Pela primeira vez no Latam Retail Show, a ABMalls – Associação Brasileira de StripMalls realizará um evento voltado para centros de conveniência e centros comerciais. No dia 20 de setembro, a partir das 14h, a Arena 1 recebe o ABMalls Show, trazendo o “Censo Brasileiro de Strip Malls: alternativa para expansão do varejo de vizinhança” e as palestras “Pequenas lojas, Grandes negócios”, “Conveniência e Serviços para o varejo de vizinhança” e “Alimentação fora do lar”, finalizando com a entrega do Prêmio ABMalls 2023.

Design no varejo – No dia 21 de setembro, será realizado o Retail Design Meeting, a partir das 8h30 na Arena 1. Com debates sobre Visual Merchandising, Inovação e tecnologia e Alimentação, o evento vai reunir especialistas de escritórios de design e arquitetura como o Instituto Europeo di Design, Espaço Novo Arquitetura, FAL Design Estratégico, Estúdio Jacarandá, Design Novarejo, Aquadrado, Alice Wonders e Studio Zeh Arquitetura. O evento se encera com a premiação Concurso de Ideias.

SERVIÇO:
Latam Retail Expo
Local: Expo Center Norte – São Paulo/SP
Data: 19 a 21 de setembro de 2023
Horário: das 10h às 20h
Informações: aqui
Realização: Gouvêa Experience e Francal Feiras

Sobre o Latam Retail Show
Nascido em 2015, o Latam Retail Show se tornou, neste período, o mais completo e relevante evento de varejo e consumo da América Latina. Foram mais de 900 horas de conteúdo, 1.400 palestrantes e 50 mil visitantes nos últimos anos.
Mais informações e inscrições aqui.

Sobre a Gouvêa Experience
A Gouvêa Experience é a maior plataforma de debate, educação e inspiração do varejo na América Latina. Por meio dos seus eventos, a Gouvêa atrai e consolida as frentes de opinião de vanguarda sobre o varejo e o consumo no Brasil e no mundo.

A empresa faz parte da Gouvêa Ecosystem, grupo composto por 21 empresas integradas ao ecossistema de negócios dedicadas a apoiar e promover a evolução dos setores que atual em quatro verticais: Consultoria, Serviços, Solução e Relacionamento. A Gouvêa Ecosystem é membro do Ebeltoft Group – consórcio global com empresas de consultoria especializadas em varejo e consumo com atuação em 22 países.

Sobre a Francal Feiras   
Desde 1969, a Francal Feiras é sinônimo de negócios e pioneirismo. Com mais de cinco décadas de atuação, é uma das maiores e mais tradicionais promotoras de eventos do país, com capital 100% nacional. Os negócios originados pelos 13 eventos de seu portfólio movimentam a economia e contribuem para o desenvolvimento de todas as regiões do Brasil.  

Contatos para imprensa: 

Francal Feiras – francalfeiras@approach.com.br 
Gouvêa Experience – contato@gouveaexperience.com.br