Maior evento dedicado ao varejo conta também com PL Connection, feira dedicada a marcas próprias que debate assuntos para expandir essa estratégia no Brasil

Começou hoje, 19, o mais relevante evento B2B de varejo e consumo da América Latina, o Latam Retail Show 2023: Congress e Expo, no Expo Center Norte, em São Paulo. A feira que acontece até a próxima quinta, dia 21, conta com uma programação intensa de palestras gratuitas em três arenas simultâneas. Em seu primeiro dia, boa parte do conteúdo apresentado girou em torno da agenda ESG (Ambiental, Social e Governança).
Na arena do Fórum IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), foi apresentada a 2ª edição da pesquisa “Impacto ESG no Varejo”, que apontou um aumento de 12% no conhecimento do termo ESG na população em relação ao ano passado. Na esfera pública, a percepção é que o Comércio, Marcas e Associação são os que mais promovem mudanças positivas nos temas ESG, enquanto o governo é o que causa maior insatisfação. Alimentação, Saúde e Vestuário são as três categorias em que a presença ESG no local de compra mais importa e 86% dos entrevistados dizem que se soubessem como melhorar, modificariam seus hábitos em prol da melhoria ESG em suas casas, empresas e vidas pessoais.
A pesquisa concluiu que, na parte Ecoambiental, 9 em cada 10 entrevistados, buscam por maior conscientização no consumo. Já na parte Social, acreditam na importância do respeito e dignidade quanto aos direitos humanos diversidade e inclusão, já na parte de Governança, os participantes da pesquisa querem mais ética e transparência, principalmente em segurança digital e proteção dos dados pessoais.


Ainda no foco de sustentabilidade, o painel “Construindo um Futuro Sustentável” trouxe visões e ações possíveis para uma mudança significativa, focando nos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, no qual foram debatidos temas como desperdício de alimentos e desmatamento. Segundo os palestrantes, 28% das terras agrícolas globais são usadas para produzir alimentos que acabam perdidos ou desperdiçados, isso representa o mesmo tamanho em território da China. Além disso, 95% das áreas desmatadas no Brasil são ilegais e são os principais motivos para as mudanças climáticas e desequilíbrio ambiental. Segundo Murilo Ambrogi, Fundador e CMO da “Food To Save”, os brasileiros desperdiçam mais de 1 salário-mínimo por ano jogando comida no lixo.
PL Connection
Já o PL Connection, principal evento dedicado ao private label da América Latina, que acontece simultaneamente e dentro do Latam Retail Expo, reuniu em seu primeiro dia os maiores líderes da indústria e varejo para discutir caminhos para o futuro da categoria no Brasil.
Passaram pelo palco da Arena 3, nomes como Rafael Kröger Couto, Director Consumer Strategy Kantar WorldPanel, com a palestra Com o tema “Novos tempos, novos hábitos de consumo; Renata Mascarenhas, diretora de Marcas Próprias Raia Drogasil, que explicou que a Needs tem como meta é passar de 1 bilhão de faturamento. “Para isso, é importante ressaltar a proposta de valor da marca, que é a qualidade, mas com preço justo”, explica.
Já o painel sobre “Os segredos por trás das estratégias de marcas próprias dos maiores supermercadistas do país”, contou com grandes nomes como: Loiane Cristina Silveira Prestes, diretora de Marcas Próprias Dia Brasil, Allan Gate Hock, Diretor de Marcas Próprias GPA e Francisco Homsi, VP/CCO OBA Hortifruti. Entre tantos assuntos, a agenda ESG teve destaque, no qual Allan explicou a importância para o GPA, que tem várias iniciativas “e uma delas é a meta de ter 100% de embalagens recicláveis e ainda que 100% dos ovos Qualitá tem que ser de galinhas livres, sem ser em gaiolas”. Na mesma linha, Loiane cita que O Dia tem um programa de sustentabilidade, no qual mantém um papel muito forte com famílias carentes, além da meta de redução de plástico, diminuindo até 90%.